Características de filhos de oxalá
- Suzanna F.
- 7 de fev. de 2018
- 7 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2018
Crie um subtítulo para o post no blog que resume numa frase curta e atraente o seu post. Assim seus leitores vão querer continuar a ler.

Pai de todos, Oxalá é o orixá maior tanto no Candomblé quanto na Umbanda e está associado à criação do mundo e da espécie humana.
É por Ele que tudo se congrega em torno da fé que dá sentido à vida e impulsiona o homem a buscar vibrações positivas. Por esta razão é dada sua importância, já que é por meio de sua irradiação que o ser é conduzido a ter fé.
Características
As características dos filhos de Oxalá que mais destacam são, em um geral, de serem pessoas calmas e equilibradas, mas devemos observar que ao menos no Brasil esse Orixá está subdividido em Oxaguiã (sua versão mais nova) e Oxalufã (versão mais velha), sendo as particularidades de seus filhos geralmente bem diferentes de um para o outro.
Algumas formas de comportamento dos filhos destes dois tipos de Oxalá são muito parecidas, porém se analisarmos mais profundamente, perceberemos que podem se apresentar de forma antagônica, exemplo disso é que em algumas demarcações fundamentadas com Ogum, Oxóssi, Logum Edé e Oxu os regidos por esses orixás costumam ser pessoas mais ativas, animadas, extrovertidas e as fundamentadas normalmente com Orixás mais idosos como Omulu, Nanã e Iemanjá são pessoas mais tranquilas, introvertidas, pensativas e até mesmo mais lentas.
Consideradas as diferenças, ambas as formas são respeitadas e cultuadas como Oxalá e consequentemente tem algo em comum em seus temperamentos. A formação da personalidade dos filhos de Oxaguiã e Oxalufã se inicia na infância e vai se diversificando/fixando com o passar do tempo.
Oxalufã

No sentido geral, seus filhos são pessoas mais compenetradas, introspectivas, de forte poder de liderança e capacidade de decidir e resolver, por isso esperam ser respeitados e ouvidos quando se manifestam.
Com paciência além do normal, detestam discussões, são observadores, vigilantes e compreensivos, não sabem disfarçar suas emoções, podendo se tornar violentos e bastante desagradáveis.
Os filhos de Oxalufã não guardam rancores, apesar de na velhice tenderem a se tornar mais irritados e rabugentos.
Sua imaginação é fértil, desenvolvendo gosto pela meditação em lugares tranquilos, onde consegue sonhar e ter ideias originais.
Saúde: costumam apresentar tipo físico frágil, delicado, friorento e sujeito a resfriados. Compensam sua vulnerabilidade física com grande honestidade, extraindo do ser humano o que tem de mais nobre.
Trabalho: para eles, a ideia e a palavra são sempre mais importantes que a ação, não sendo raro encontrá-los em carreiras onde a comunicação e expressão seja o ponto fundamental. Sua tranquilidade, dignidade e forte moralidade os impedirão de recorrer a meios desonestos para atingir seus objetivos.
Amor e família: no amor são ciumentos e muito zelosos, demonstrando por vezes sua cólera, que pode culminar em manifestações ruidosas. Podem se tornar um pouco impacientes com crianças.
Casa e dinheiro: são zelosos com a casa, preferem o conforto do lar às badalações e comedidos ao gastar dinheiro.
Amizades: fiéis com suas amizades, são protetores, generosos e ajudam sem limites, além de serem ótimos conselheiros.
Oxaguiãn

Os filhos de Oxaguiã são risonhos, prestativos, caridosos ao extremo e estão sempre dispostos a ajudar o próximo.
Carismáticos, inteligentes, prezam pela disciplina e gostam de se sentirem amados.
Bravura é uma das principais características dos filhos de Oxaguiã, sendo muito fiéis, dedicados à religiosidade e cumpridores de seus juramentos.
Para aqueles que tem a versão mais jovem de Oxalá, a idade pode trazer mais foco e concentração.
Saúde: possuem belo porte físico, porém não muito exuberante.
Trabalho: são ótimos desenhistas, arquitetos, publicitários e optam por trabalhos relacionados a mudanças, como por exemplo derrubar o que está velho, para construir o novo e o moderno. Caso sigam a carreira médica, optarão por clínica geral, pois dificilmente conseguirão ser cirurgiões, já que tem uma barreira em relação a sangue. Os filhos de Oxaguiã são bons oradores e falam muito bem na maioria das vezes. Podem também ter talento especial para a escrita.
Amor e família: de caráter romântico, são sensuais e não desprezam o sexo. Podem ser adeptos ao amor livre. São calmos e voltados para a família.
Casa e dinheiro: os filhos deste Orixá geralmente alcançam a estabilidade financeira quando estão mais velhos. Relacionado com o sustento do dia a dia, gostam de fartura.
Amizades: alguns dos filhos de Oxaguiã fomentam as intrigas, são faladores, orgulhosos e se acham os melhores, porém são discretos e guardam segredos para si.
Oxalá
A eloquência e o bom humor são características marcantes nos filhos desse orixá.
Os filhos de Oxalá são regidos pelo Sol e uma de suas principais características é marcar naturalmente sua presença por onde passam, pois tem a aura de autoridade e o poder do Orixá e da Estrela Maior. Brilham com facilidade em qualquer ambiente, tanto pelo porte altivo como pelo dom da palavra, que geralmente está associado a este Orixá.
Podem ser inconstantes e se aborrecem com grande facilidade, tendendo a se tornar ranzinzas. Para alguns filhos deste Orixá, suas ideias devem ser ouvidas e impostas até o fim, mesmo que os demais sejam contrários a suas opiniões/projetos e não raramente por causa dessa característica se desentendem com filhos de Iansã, Ogum e Xangô, principalmente.
Geralmente os filhos de Oxalá são alegres, brincalhões, fanfarrões, interessados, amigos, arrojados, honestos, sinceros e que não costumam ter inimigos, tampouco serem invejados. Ainda são responsáveis, reservados e de muita confiança.
Apreciam profundamente a vida, são idealistas, defendem os injustiçados, fracos e oprimidos, trazendo consigo o equilíbrio da justiça, do exato e do correto, podendo ser facilmente confundidos com os filhos de Xangô. Tanto que para ver alguém recebendo o que lhe é de direito, lutam como se o problema fosse seu. Não obstante, detestam pessoas inescrupulosas e falsas.
Também repudiam pessoas emotivas, roupas conservadoras, conversas ordinárias, trabalhos pesados, recintos fechados, horários rígidos e comidas picantes.
Perfeccionistas e detalhistas em excesso, são aglutinadores, centralizadores, se apegam facilmente a tudo e a todos, gostam de um disse me disse e possuem forte poder de feitiço.
Apesar de ser considerado um orixá velho, os filhos de Oxalá são pessoas muito ativas, sonhadoras ao extremo, não se contentam com aquilo que tem e esperam resolver os problemas do mundo. Quando não podem ajudar, também não atrapalham e estão sempre de coração aberto.
Temperamento

No polo positivo são calmos, pacientes, um tanto quanto diplomáticos, alegres, compenetrados em tudo o que fazem, se emocionam com facilidade, se compadecem com o sofrimento alheio, acreditam em todos e são persistentes. Ostentam uma personalidade majestosa e altiva, sabem lidar com todo tipo de pessoa e com jeitinho conseguem tirar o melhor delas.
Amáveis, prestativos e espiritualistas, são capazes de resolver os maiores problemas com grande sabedoria e agilidade sobre-humana.
Negativamente são impacientes, vagarosos, meticulosos, reacionários, metódicos, exclusivistas, briguentos, frios, vingativos, perversos, perigosos e vaidosos.
Os regidos por Oxalá também são conhecidos por, num geral, serem pessoas que reclamam muito, pois acreditam cegamente que são os donos da verdade e da pura sabedoria. São também um pouco egocêntricos e normalmente donos de um grande ciúme, mesmo daquilo que não lhes pertence.
Orgulhosos, são sedentos por feitos gloriosos, mesmo que em função das atitudes altruístas pelas quais são conhecidos.
É difícil vê-los irritados e dificilmente usam palavras ásperas ou vulgares por mais nervosos que estejam, mas quando perdem a cabeça não olham para onde atiram os dardos envenenados, buscando a verdade e a solução. Nesses casos, desculpas e tentativas de conciliação não tem espaço e sua personalidade falante dá vez a uma pessoa mais séria e calada.
Seus filhos têm grande tendência para a teimosia, mas que jamais resultará em violência – que Oxalá detesta, e quando estão na fase serena, relacionam-se em seu meio com responsabilidade, equilíbrio e respeito.
Normalmente são pessoas muito temperamentais e entendem a vida como uma missão que deve ser bem cumprida.
Saúde

A saúde dos filhos de Oxalá não é das melhores, principalmente porque, muitas vezes, não conseguem compreender que nada podem fazer mediante as injustiças sociais.
Isso acaba fazendo com que sofram de gastrite e até desenvolvem úlceras. Também tem tendências à circulação deficiente, problemas nos rins e de visão.
É preciso buscar maneiras de relaxar o corpo e a mente.
Trabalho

Como profissionais se destacam pelo enorme senso de responsabilidade, agindo com seriedade e dedicação. São também pessoas de grande capacidade de liderança, tornando-se, não raras vezes, o cabeça em suas comunidades ou ambiente de trabalho, pois inspiram com muita força através de seu discurso eloquente.
Por outro lado são volúveis, fúteis, de sensibilidade exagerada e muito severos, pois gostam de trabalhos limpos e bem feitos.
Não conseguem apenas ganhar dinheiro e costumam ser bem sucedidos em trabalhos que visam o bem de muitas pessoas. Por esse motivo, quando atingem certa idade, podem largar tudo por uma causa social. Pode-se ver muitos filhos de Oxalá atuando em ONG’s e projetos assistenciais.
Geralmente, tornam-se grandes educadores, capazes de levar um grupo a transformar sua vida para melhor e podem acabar em cargos do governo como diplomata, por saberem lidar bem com as diferenças.
Sua inteligência é muito requisitada e apreciada, o que os forçam a estarem sempre fazendo novos cursos e assumindo cargos cada vez maiores onde trabalham.
Os filhos de Oxalá precisam analisar com frequência se o que estão fazendo é aquilo o que desejam, pois correm o risco de se estressar, caírem doentes e descobrirem que tudo o que viveram não valeu a pena.
Com calma, saberão como vencer na vida sem maiores problemas e chegarão muito além do que imaginaram.
Amor e Família

São tímidos, sofrem até encontrarem alguém disposto a mergulhar nos mistérios do seu coração e, quando se apaixonam, agem como se fosse para sempre. Ainda cedo acabam encontrando seu amor verdadeiro e costumam viver com ele até o fim da vida.
Como poucos sabem usar seus poderes de sedução e romantismo para manter a chama da paixão acesa. Por sua sabedoria, usam o diálogo com forma de reconciliação.
São amantes ternos, inconstantes, ardentes e, apesar de não serem muito felizes no campo sentimental, fazem o possível para se inflamarem sexualmente, o que dificilmente acontece, pois, devido à forte carga de energia de pacificação e pureza, acabam muitas vezes fugindo dos hábitos normais do sexo.
Excelentes líderes de família pela forma de conduzir as relações com equilíbrio emocional, os filhos de Oxalá quando tem filhos se transformam em pessoas melhores ainda.
Podem se tornar pais excelentes e mães muito amorosas. Dedicam-se com carinho e ternura às crianças, com quem se relacionam muito naturalmente e gostam da companhia delas na maioria das vezes.
Casa e Dinheiro

Os filhos de Oxalá são humildes e fazem questão de viver de maneira simples, independentemente de suas condições financeiras. Podem ser um pouco sovinas no trato com o dinheiro.
Amizades

Quando amigos são extremamente generosos, não sendo difícil tirar tudo dos seus filhos, porém se inimigos, tornam-se impiedosos e implacáveis, capazes de articular uma vingança aos poucos até o momento que julgam pertinente colocá-la em prática.
Relacionam-se com facilidade com os filhos dos outros orixás, mas com certa cautela com relação àqueles que não conhecem muito bem. Demoram a estabelecer confiança em alguém, mas quando o fazem, tornam-se grandes companheiros.
Tags:
#filhosdeoxala #oxala #orixas
Comments